cuidado, aí vêm eles !

Este maravilhoso curso que é DESPORTO, nesta maravilhosa instituição que é o Instituto Politécnico de Bragança
Mariquismos à parte, quem não gosta de Desporto é muita estúpido!!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dia Mundial da Actividade Física (6 Abril)

Sendo isto o blog de Desporto, deixa-me cá puxar a brasa à minha sardinha! hmm pensando bem, deixem-me antes vender o meu peixe! (opa é que não sei porquê mas esta história de assar sardinhas e lume a arder não me soa muito bem)..

Enfim, numa sociedade cada vez mais sedentária, torna-se muito importante a divulgação dos benefícios para a saúde que, uma actividade tão simples como o exercício físico, pode trazer às pessoas!

Ora, como que uma gota de avanço num oceano de retrocesso, foi implementado no calendário o Dia Mundial da Actividade Física, que se celebrou no dia 6 deste mês..

Para quem lê este blog e não pratica actividade física porque não tem jeito para nenhuma modalidade, ou porque pensa que actividade física é só futebol e a unica coisa que você sabe fazer é dar caneladas aos outros, qual kickbox, aqui vai um pequeno esclarecimento:

- Desporto: é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser desporto tem que haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma federação regente e competitividade entre opostos.

- Actividade Física: qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.

Isto para dizer que para se ser mais saudável, para ter os benefícios da actividade física,não é preciso fazer desporto!
Actividades como caminhadas regulares são boas opções e bastante válidas para os mais sedentários e/ou com falta de tempo e/ou "desajeitados para o desporto"!
E mais!! pequenos gestos como ir de bicicleta ou a pé para a escola/trabalho em vez de ir de carro, brincar mais com os cães no jardim em vez de estar sentado no sofá a ver séries na TV, ter um estágio como o mexa-se, o +dade+saude, gymnaescola, shiva, PróActivos, ou fazer outra coisa qualquer que vos venha assim de repente à cabeça onde haja despêndio energético (vulgo: onde a malta fique cansada :p), são já pequenos gestos que podem fazer toda a diferença!

Eu sei que vocês, assíduos leitores de espaços noticiosos estão a par disto tudo que eu vou dizer,mas para os mais preguiçosos que ainda não sabem, aqui vai uma BREVE lista dos benefícios da AF:

- Reduz o risco de morte prematura;
- Reduz o risco de morte por doença cardíaca;
- Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes;
- Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial;
- Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem;
- Reduz o risco do desenvolvimento do cancro de cólon;
- Reduz sentimentos de depressão e ansiedade;
- Auxilia o controle de peso (AUXILIA!! não faça exercicio e vá para casa com a consciencia limpa comer chocolates e bolas de berlim e esperar que a sua fada madrinha venha emagrecê-lo/la enquanto dorme! lol);
- Ajuda a construir e manter saudáveis ossos, músculos e articulações;
- Ajuda os idosos a se tornarem mais fortes e mais aptos a se locomover sem cair;
- Promove bem-estar psicológico.

Ainda acha que actividade física não é para si?
Vai ficar sentado a ver uma boa oportunidade de ser mais saudável passar-lhe ao lado?
Heim? vai?? responda criatura!!!

[off topic: sabiam que quando a água a 60º entra em contacto com o amido presente nas massas desorganiza esta molécula e fá-la inchar como uma esponja? é por isso que as massas crescem quando as cozemos!]

Bem, sem mais assunto aqui fica um conselho meu, e de mais uns milhares de especialistas espalhados pelo mundo (não é que eu seja um especialista, o que eu quis dizer é que é a opinião deles e por acaso também é a minha, não significa que.. eu.. especialista.. oh vocês perceberam!):

Façam exercício físico!!

Sem comentários:

Os fundadores deste magnifico blog

Os fundadores deste magnifico blog

Sign by Dealighted - Coupons and Deals